O que é Comunicação?
As
comunicações são o centro gravitacional de todas as atividades humanas.
Literalmente nada acontece sem que haja prévia comunicação. Um grande
número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação - saber qual
é o problema já é ter meia solução.
Comunicar
bem não é só transmitir ou só receber bem. Comunicação é troca de
entendimento, e ninguém entende ninguém sem considerar além das
palavras, as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar
comuns conhecimentos, ideias, instruções ou qualquer outra mensagem,
seja ela verbal, escrita ou corporal.
Qual é o caminho para as comunicação?
As
comunicações são como uma rua de duas mãos,e a tarefa de comunicar-se
não está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação
resultante. A finalidade da comunicação é afetar comportamentos.
As
recompensas das boas comunicações são grandes, mas difíceis são os
meios de se obtê-las, para isto sempre esteja atento às bases para uma
boa comunicação.
Bases da comunicação.
As
recompensas das boas comunicações são grandes, mas difíceis são os
meios de se obtê-las, para isto sempre esteja atento às bases para a
boa comunicação, para que ocorra comunicação entre duas pessoas
(transmissor/receptor) é vital que se observem as seguintes regras:
* Saber Ouvir -
Demonstre estar apto a ouvir informações mesmo que desagradáveis e
críticas, procurando vê-las de forma construtiva. Escute, ouça
atentamente, demonstrando interesse pelo que está sendo apresentado,
não interrompa desnecessariamente.
* Examine o ponto criticado
- Seja humilde e examine o ponto criticado para dar crédito às boas
ideias e ao trabalho sincero. Ao receber críticas, procure extrair os
aspectos positivos e construtivos. Posteriormente analise e estabeleça
procedimentos de ajuste e/ou correções.
* Evite termos técnicos -
Não use gírias e evite termos técnicos que podem atrapalhar na
comunicação, se for imprescindível o seu uso, explique qual o
significado dos termos usados. Você pode estar falando com alguém que
quer entender o que você está falando e não consegue, provavelmente na
próxima vez ele não o procurará. Use uma linguagem que descreva a
realidade.
* Suas ações apoiam o que você diz? - Suas ações refletem o que você pensa e diz para os outros.
* Procure ser objetivo- Seja objetivo, não faça rodeios, mesmo que a mensagem seja o que as pessoas não gostariam de ouvir.
* Consulte outras pessoas -
Consulte outras pessoas para planejar as comunicações, peça opiniões,
lembre que aqueles que o ajudam a planejar, com certeza o apoiarão.
Linguagem Corporal.
A
maior parte das pessoas concorda que a palavra pronunciada constitui o
método usual de comunicação frente a frente. Indubitavelmente, supomos
que a comunicação oral é o meio mais eficiente de permutar informação,
no entanto, isto depende da capacidade do emissor em expressar a
intenção de forma precisa e do receptor em ouvir de modo eficiente,
totalmente à parte da compreensão da mensagem.
"Os
olhos conversam tanto quanto as línguas que utilizamos, com a vantagem
de que o dialeto ocular, embora não precise de dicionário, é entendido
no mundo todo". (Ralph Wando Emerson)
o impacto de uma mensagem sobre o ouvinte está relacionado:
07% - palavras (o que a pessoa diz)
38% - tom de voz, inflexão ( a maneira como fala)
55% - corpo, olhos, mãos, braços, pernas, dedos (expressão e gestos)
38% - tom de voz, inflexão ( a maneira como fala)
55% - corpo, olhos, mãos, braços, pernas, dedos (expressão e gestos)
Num
processo de comunicação há um emissor, um receptor e, um meio, pelo
qual a mensagem é propagada. Esse meio ou canal pode ser verbal,
corporal e escrito.
Conclusão:
mesmo mensagens simples, em pequeno circuito, sofrem alterações
surpreendentes.Além da compreensão dos sinais do corpo, temos também a
movimentação do próprio corpo. Cada pessoa tem ao redor de si, como um
campo de proteção, um território íntimo. Essa área circular em torno da
pessoa varia de acordo com a cultura, região e é medida pela distância
entre os corpos.
Qualquer
iniciativa de alguém, sem ter sido autorizado, será visto com invasão.
A reação à invasão é variada - pode-se fingir que não foi observada ou
pode ser intensa.Quanto mais conscientes e atentos estivermos, agiremos
de forma mais inteligente. É o que as pesquisas têm demonstrado sempre.
Reforçando:
Como num dicionário, as palavras isoladas falam muito pouco, só tendo
um sentido de comunicação dentro de uma frase. Também, na linguagem
corporal, nenhum gesto deve ser lido isoladamente, pois só terá sentido
quando somando aos demais gestos e, juntos, apontarem uma congruência
da comunicação corporal.
A seguir uma lista de sinais que pode ser utilizada como um
dicionário da linguagem corporal:
Comunicação Escrita.
Na
era do fax, computador e internet são inúmeras as maneiras das pessoas
se comunicarem de forma rápida e prática, para qualquer canto do mundo.
Mas a principal dificuldade enfrentada não está em como utilizar a
tecnologia, uma vez que o domínio da informática é praticamente total,
e sim em se fazer entendern claramente tanto na linguagem falada como
na escrita.Às vezes, conforme o veículo utilizado, o documento redigido
e até as palavras e formas de tratamento usadas não são as mais
indicadas para a situação.O treinamento é essencial para o bom
desempenho da escrita. Todos os grandes escritores afirmam que a leitura é a base da arte de escrever.
Redigir.
A
maior dificuldade está em transformar as ideias em texto utilizando
palavras corretas no momento certo. Muitas vezes, acreditamos que a
palavra não expressa suficientemente o que ela quer dizer, e o texto
acaba reunindo uma fileira de palavras com mesmo sentido ou que não se
relacionam entre si. Isso acontece porque antes de iniciar a escrita
não organizamos as ideias, escrevendo-as sem pensar no texto como um
todo.
Organizando ideias.
Para organizar as ideias, o ideal é esboçar um roteiro antes de iniciar a redação, como abaixo:
Escolha do assunto
Lista de ideias
Plano
Esboço
Estrutura.
Toda redação é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão
Habilidade de Ouvir.Quando ouvimos atentamente uma pessoa, estamos na verdade ouvindo duas partes distintas de sua mensagem.
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